segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

UNIDADE (Base: João 17:21-23)

EM POUCAS PALAVRAS!

(João 17:21-23) - Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que seja um, como nós somos um. Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.

Introdução: Jesus sempre foi a favor que houvesse união entre os irmãos, durante o tempo em que durou o seu ministério Ele pregou aos seus discípulos a importância de estarem unidos, e isso seria contado a favor do Reino de Deus, e a plena certeza que Jesus foi verdadeiramente enviado por Deus “para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim...”.
A glória de Cristo tem origem na união dele com o Pai “como tu, ó Pai, o és em mim...”

     Imaginemos um lugar aonde não exista amor? Como seria o convívio entre as pessoas nesse lugar? Imagine você comprando algo que não gosta, sem ter amor pelo objeto comprado. Na primeira oportunidade você descartaria tal objeto. Agora, façamos tal comparação entre pessoas. Como seria para nós, vivêssemos sem expressar amor, ou amar verdadeiramente uns aos outros?

1.    Jesus tem sua origem na união: (João 17:5) – “E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.”

Só se pode dá exemplos de unidade, quando essa tem suas origens primeiramente no lar. Essa mesma comunhão será transferida imediatamente para a igreja, por meio de nós, que por sua vez, resplandece no mundo, dando testemunho que somos verdadeiros cristãos “para que o mundo creia que tu me enviaste...”

2.    O amor entre os crentes: (João 17:23) – “Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.”

      O amor entre os crentes reflete a união perfeita entre o Filho e o Pai, assinando a obra salvadora e sobrenatural de Deus. A soberania de Cristo se revelou supremamente no serviço dum escravo (João 13:4) – “Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se.” “Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.”
Seus discípulos devem seguir seu exemplo servindo um ao outro.

Jesus orou por uma igreja unida: (João 17:21) – “Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.”

Jesus ora por uma igreja unida. “Para que todos sejam um...”. O que está no coração do Pai, é que vivamos em união agora e sempre. Na oração intercessora, Jesus engloba três coisas:

a)    Ele ora por si mesmo (VV 6-19)
b)    Pede pelos discípulos (VV 20-26)
c)    E pelos futuros crentes (v 20)

CONCLUSÃO: Agora chegou a vês de nós nos unimos e nos amarmos incondicionalmente. Precisamos rompe a barreira da divisão, e declarar o amor que temos um pelo outro.


Edilson Alves, Pr








12 comentários:

  1. Bom dia Pastor Edílson Alves
    Agradeço por ter encontrado em seu esbouço tudo que eu precisava.
    Não estava conseguindo me concentrar, que Deus possa continuar cuidando desse trabalho que com certeza tem ajudado a muitos.
    Um grande abraço
    deixo aqui meu e-mail para contato. ozenir.brun4@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. bom dia Pastor...
    Jesus pede nessa passagem que todos sejamos um, certo uma só igreja. Como então o Sr explica a reforma protestante que desfez essa união?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Formação de seitas. Sedição. Toda igreja que saiu de outra é uma seita no mais pleno sentido da palavra. Não no sentido pejorativo.O próprio catolicismo romano é uma separação das doutrinas apostólicas.

      Excluir
    2. Qualquer outro que pregar um evangelho diferente desse, seja anátema.

      Excluir
    3. A reforma protestante não fez separação.lutero foi despertado através do Espírito Santo e coloca na porta da catedral as 95 teses,só a prática da igreja católica de vender indigência,ou seja eles enfiam perdão para as pessoas.leia a história.

      Excluir
  3. Olá boa noite!
    Fico muito emocionada quando leio a palavra, os ensinamentos, a grandeza do amor de Jesus Cristo por nos, como ele apresentava o Pai majestoso, magnifico, poderoso, amoroso, cheio de graça, preocupado com nosso futuro, pois ele intercedia junto ao Nosso Senhor, não só na sua passagem pela terra como um de nos mas para todo sempre, atreves de sua santificação se separando do pecado, era santo se fez carne para mostrar que pode sim, podemos viver nesse mundo pecaminoso e não deixarmos nos contaminar e ensinar para nossos filhos podemos usufruir das coisas que Deus deixou e ser feliz seguindo o exemplo de Jesus.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite amados respondendo a pergunta referente a reforma protestante.a reforma precisou acontecer exatamente para separar o verdadeiro cristianismo do falso.

    ResponderExcluir
  5. Quem nos une é o Senhor Jesus Cristo com o mesmo amor que Jesus amou as pessoas nós também devemos amar aos outros. Por isso Jesus fala dessa união. Não é a religião que une, mas o amor de Deus que habita em nossos corações .Jesus Cristo é quem faz a união. Deus os abençoe.

    ResponderExcluir
  6. Amei seu comentário esbolso
    Deus te conserve assim..

    ResponderExcluir
  7. A paz do Senhor amados,

    Sem Jesus não exite unidade, para um casal se tornar uma só carne ele deve deixar PAI E MÃE (Deixar a paternidade física); e unir-se-a a sua mulher (o amor entre o conjuge os faz ser um em pensamento e sentimento); e tornar-se-ão uma só carne (A relação sexual torna o homem e a mulher um ser completo, uma vez que o a mulher foi tirada do homem). Da mesma forma, para sermos um em Cristo precisamos, seguir esse mesmo plano, "1-Renunciar o Pecado 2-Amar a Deus e o Próximo 3- Manter um Relacionamento com Jesus Cristo em Espírito".


    De todas as nações no mundo, só o povo de Israel pertencia ao Senhor.
    Amós 3.2 A vós somente tenho conhecido, (Deus escolhe e reconhece um só povo). Mas por causa do pecado desse povo, Deus o castigou.

    Deus deu outra chance ao seu povo, porém mesmo sendo libertos da escravidão do Egito, voltaram a praticar os pecados que Deus abomina. Ex.19.5

    Hoje se você olhar o contexto você vai compreender que todos nós seremos um em Cristo. Não seremos membros, e sim um corpo em Cristo. Somos o Israel de Deus em Cristo Jesus.

    A Religião reforma, mais só Jesus transforma... e essa transformação começa quando o ACEITAMOS com a sua vontade acima das nossas!!


    Sejamos um em Cristo, para que Cristo viva em nós.

    João 17.20-21 Jesus está orando para que isso aconteça, para que sejamos UM.

    ResponderExcluir
  8. Verdade é assim mesmo o poder de Deus se manifestar nós homens se usarmos a nossa fé verá a glória de Deus se manifestar na terra tão somente creia é veras a glória de Deus

    ResponderExcluir